CURSOS

 

    Mantidos pela Instituição Casa da Auxílio e Fraternidade Olhos da Luz, todos os cursos da Escola Profissionalizante Dr. Adolph Fritz (EPAF) , tem por princípio direcionar a prática aprendida à comunidade sabarense. Tendo seu primeiro curso sido realizado em 2009, desde o ano em que foi fundada, a EPAF teve a oportunidade de ministrar vários cursos, sendo que alguns foram realizados mais de uma vez.

    Nesta página, você poderá acompanhar algumas informações sobre os cursos já oferecidos pela Escola Profissionalizante Dr. Adolph Fritz.

 

 

   

    JARDINEIRO

    A prática do curso é feita em parceria com o CEMAS e é realizada nos jardins da cidade e na Santa Casa de Sabará.

 

 

 

 

ARTESANATO

   Formação de profissionais nas diversas áreas de expressão do artesanato, aliando expressão cultural com possibilidades de trabalho autônomo, cuja renda aumente o ganho familiar. Instituímos o curso de artesanato, tendo como público alvo, principalmente, mulheres. A produção é de baixo custo, mas de grande aceitação no mercado de arte decorativa, tendo sua produção vinculada ao espaço doméstico. 

 

 

 

CABELEREIRO/MANICURE/PEDICURE/SOMBRANCELHA

    Curso ministrado na EPAF com extensão de aulas práticas realizadas em asilos, creches, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), APAE (Associaçãode Pais e Amigos dos Excepcionais) de Sabará e associações para que sejam convertidas em trabalho social.

 

 

 

UTILIDADES AUTOMOTIVAS

    Qualificação técnica dos profissionais que executam os serviços de instalação de som, insulfilme, alarme e plotagem. A incidência desses cursos se da pelo aumento da solicitação tendo em vista o grande número de veículos em circulação e a possibilidade de um ganho autônomo e individualizado. 

 

 

 

MÚSICA E DANÇA

    Formação básica para execução de instrumentos e prática de dança, visando não só o despertar do talento nessas áreas, bem como o processo de auxílio à aquisição de bem estar psicológico e social. Há que se ressaltar a excelente contribuição da formação musical no desenvolvimento de habilidades como disciplina, concentração, lógica e equilíbrio psicomotor.

 

 

 

CORTE E COSTURA

    Capacitação de profissionais na elaboração de moldes, corte e costura e overlock. A formação prática elabora enxovais disponibilizados a mães carentes assistidas pela instituição. Tendo em vista o aumento e a valorização no contexto mineiro e nacional da indústria de roupas, os profissionais vem sendo requisitados não havendo, portanto, dificuldade de inserção no mercado de trabalho.

 

 

 

ELETRICISTA

    A formação de um profissional nessa área tornou-se uma das prioridades, tendo em vista a possibilidade de integração no trabalho, uma vez que há empresas de variado porte  oferecem vagas para os mesmos. Além da possibilidade de se formar o profissional autônomo ou prestador de serviços vinculados às pequenas empresas.

 

 

 

MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA

Formação de profissionais prestadores de serviços de assistência técnica a computadores (hardware), bem como aulas de capacitação em informática. Computadores com defeito e recuperados são doados aos próprios alunos, o que lhes possibilita atividades autônomas e aperfeiçoamento  continuado em relação aos conteúdos e as práticas ministrados nos cursos.

 

 

 

PEDREIRO

    Tendo em vista que a indústria que obteve maior crescimento no país nos últimos anos foi a da construção civil e que há carência de profissionais qualificados para a mesma, constituímos o curso de pedreiro para iniciantes, bem como o aperfeiçoamento e a modernização de técnicas na mesma área para os que apresentam experiência nessa atividade. 

 

 

 

SOLDADOR

    O projeto Cidades da Solda é uma iniciativa da Petrobrás. Em Sabará, a Cidade da Solda tem como parceiros a AngloGold Ashanti Corrego Sítio Mineração S/A, AcelorMittal Brasil S/A, Belgo Bekaerti Arames S/A, Instituição Casa de Auxílio e Fraternidade Olhos da Luz, ESAB Indústria e Comércio S/A, Jornal Folha de Sabará, SINE (Sistema Nacional de Emprego), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SINDIMESA (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e do Material Elétrico de Sabará), White Martins Gases Industriais LTDA; como apoiadores conta com a ADESS (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Sabará), Fundação AcelorMittal do Brasil, PROMINP (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural).
    A entidade selecionada para a implementação do projeto requer a doação de uma sede física e corpo docente para a realização de cursos profissionalizantes regulares para a formação técnica de soldador e maçariqueiro. O público alvo abrange jovens e adultos em busca de uma colocação no mercado de trabalho.
    Neste âmbito, a Cidade da Solda em Sabará, desde 2009, está inserida na Instituição Casa de Auxílio e Fraternidade Olhos da Luz, através da Escola Profissionalizante Dr. Adolph Fritz; desta forma, mantém turmas regulares e semestrais, uma vez que há demanda crescente desses profissionais para as indústrias da região metropolitana , incluindo o município de Sabará, tradicional região mineradora.

 

 

ROTINAS ADMINISTRATIVAS

    Visa formação de recepcionista e mão de obra administrativa atendendo aos mais variados seguimentos de atividades profissionais, desde a pequena empresa às de maior porte. 

 

 

 

 

    O curso visa ao desenvolvimento de competências e habilidades na leitura e produção de texto, o que assegura ao profissional de qualquer área e na sua vida social maior postura crítica e consequente autonomia de decisão.

    Formação básica para atuação no mercado de comunicação visual, abrangendo, também, ainda que mais recentemente, o mercado de atividades decorativas para lojas e residências. O despertamento para essa atividade artística desenvolve outras habilidades como motoras, senso estético, concentração e criação.

    O curso Educador Social se destina a pessoas e profissionais que atuam ou desejam atuar com crianças, adolescentes, idosos, deficientes, ou com aqueles que enfrentam situações de vulnerabilidade e tiveram os seus direitos violados ou vínculos familiares rompidos. Forma um profissional capacitado para trabalhar em atendimento institucional, como em Creches, Escolas, Espaços de Recreação Infantil, Abrigos, Casas de Passagem, Casas Lares, Albergues, Lares Geriátricos, CRAS, CREAS, ONGs ou em demais instituições que estejam voltadas a esse público, considerando os aspectos necessários ao seu desenvolvimento físico, psíquico e emocional.

    O curso de capacitação de cuidador de crianças se destina a pessoas e profissionais que atuam ou desejam atuar com crianças na faixa etária de 0 a 6 anos em escolas de educação infantil, creches, espaços de recreação infantil, residências, e tenham documento de conclusão do Ensino Médio. Buscamos com esse curso, capacitar pessoas nos cuidados com crianças, considerando os aspectos necessários ao desenvolvimento físico, psíquico e emocional delas. Procuramos também facilitar a construção da relação do bebê com o cuidador, priorizando a qualidade desse vínculo.

    Curso básico no idioma, uma vez que é, sabidamente, a língua estrangeiro que possibilita maior comunicação interpessoal, profissional, e, hoje, ferramenta para qualquer atividade no campo da tecnologia.

    Com a crescente demanda para o mercado da indústria alimentícia, do turismo e da cultura, a culinária tem se tornado expressiva atividade em Minas Gerais, a exemplo de outros estados como a região nordeste e países de forte tradição nessa área como a França. Com as atividades de grande porte, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, previstas para os próximos anos, há crescente demanda na hotelaria, nos restaurantes especializados e comércio alimentício em geral